quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

"Passeio de Inverno"

Olá a todos!

Aqui fica um texto que eu escrevi para uma sessão de movimento com o grupo de estágio. Como estamos no Inverno, achei que seria interessante fazer uma espécie de "Passeio de Inverno".

Outro factor que tentei conjugar na história foi a parte do desenvolvimento com o relaxamento. Para o aquecimento irei dizer, apenas, ao grupo que imaginem que estão a passear e que vão observando o que os rodeia, que apanhei objectos, do ar e do chão, etc. Assim, irão mexendo os músculos e aquecendo-os.

“Passeio de Inverno”

Os meninos estavam todos muito tristes porque o Inverno tinha chegado, e eles tinham muito frio (imitar com frio...) e não podiam ir brincar para a rua. Mas eles olhavam pela janela(olhar pela janela...) e viam tanta coisa diferente que não acontecia nas outras estações do ano, estava a chover (fingir que chove com as mãos...), toda a gente andava com chapéus de chuva (passear com chapéu de chuva...), com roupas muito quentinhas e em alguns países até caia neve e os meninos podiam fazer bonecos de neve (fazer boneco de neve...)

O Luís era um dos meninos que estava à janela (olhar pela janela...) e começou a reparar que estavam a cair umas bolinhas brancas do céu (olhar para o céu/ fingir que estão a cair bolas brancas do céu...) era Neve. Decidiu então vestir o seu casaco (vestir casaco...), calçar as suas botas (calçar as botas...), pôs o gorro (por o gorro...), o cachecol no pescoço (por cachecol...) e nas mãos as luvas (por luvas...). E foi lá para fora brincar (abrir a porta...).

Estava tanto frio (imitar que está com frio...), o vento soprava com tanta força (soprar como o vento...), e a chuva estava a molhar o Luis, então ele abriu o seu chapéu de chuva (abrir chapéu de chuva...) e decidiu continuar com o seu passeio. Reparou que já não haviam tantos passarinhos nas árvores a cantar, as árvores estavam sem folhinhas e havia neve.

O Luis olhou para o chão (olhar para o chão...) e reparou que ele estava coberto de neve, todo branquinho. Decidiu fazer um boneco de neve (construir boneco de neve...), começou por fazer o corpo do boneco de Neve (fazer o corpo...), todo redondinho, quando já estava redondinho e gordinho decidiu fazer-lhe a cabeça (fazer cabeça...). Mas faltava os olhos dos bonecos de neve, foi procurar duas pedrinhas (procurar duas pedras...), colocou-as na cabeça do boneco (colocar olhos...), já tinha olhos, faltava-lhe o nariz, foi procurar alguma coisa que parecesse um nariz (procurar...). Encontrou o Sr. Manuel, que tinha uma quinta (falar com o Sr. Manuel) e explicou-lhe o que andava à procura. O Sr Manuel pediu ao Luis para esperar um bocadinho e voltou com uma cenoura (receber a cenoura...), era mesmo aquilo que o Luis precisava para o nariz do boneco de neve. Ele agradeceu ao Sr. Manuel e disse-lhe adeus (dizer adeus...)

Voltou para junto do seu boneco e colocou-lhe a cenoura no nariz (colocar nariz...). O Luís achou que o boneco devia de estar com frio e então deu-lhe o seu cachecol (tirar o cachecol...) e pô-lo no pescoço do boneco (por no boneco...) e deu-lhe, ainda, o seu gorro (por gorro no boneco de neve...).

Aaaaaiiiiii que, agora estava com tanto frio (imitar que está com frio...). Depois de ter dito adeus ao seu novo amigo (dizer adeus...) voltou para casa. Quando chegou a casa (abrir a porta...), estava tão cansado que foi para o seu quarto, deitou-se na sua cama (deitar...) e adormeceu...

Sonhou com o boneco de neve que tinha feito e como tinha sido divertido fazê-lo. Pensou no seu passeio e no que o Inverno tinha trazido... a chuva, o frio, o vento, a neve... Mas apesar de o tempo ser muito mau nesta estação ele achava o Sr. Inverno muito divertido.

Espero que gostem... Gostaria de saber a vossa opinião sincera sobre o texto, pois é com pessoas com mais experiência que aprendemos!
Beijinhos a Todos e Bom Ano!!!!

Rita

Sem comentários: