terça-feira, 9 de dezembro de 2008

História "Problemas"


História "Problemas"

Era um rato e uma ratinha
Que se queriam casar,
Mas não tinham uma casa
Para onde fossem morar,
- Aquele buraquinho ali…
Dizia ela encantada.
Mas o rato disse logo:
- Oh! Isso não chega a nada!
- Aquele buraquinho ali…
É pequeno mas servia…
Púnhamos um sofá-cama…
Que lindo quarto seria!
- Ó ratinha, meu amor,
Onde é que a gente cabia?
E, depois, a filharada,
Onde é que a gente a metia?
Ó ratinha, ó meu amor,
Onde é que a gente cabia?
É melhor um apartamento
No Bairro da Rataria!
- Tira isso da ideia –
- Disse a ratinha – Não vês
Onde é que temos dinheiro
P’ra pagar ao fim do mês?
Ó ratinho, meu amor,
Dos filhos não tenhas dó:
De dia vão para a creche
E à noite para a avó.
- Aquele buraquinho, ali,
Doce a ratinha insistia…
Púnhamos um sofá-cama,
Que lindo quarto seria!
Tenho uma teia de aranha
Que de véu me serviria
Dávamos um copo-de-água…
Que lindo tudo seria!
O rato pôs-se a pensar
Nos problemas da vida.
Nos apetites dum gato,
Na guerra dos raticidas.
E a ratinha era tão linda
E ele tão bem parecido!
Fariam um lindo par
Como mulher e marido.
De casaca, com lacinho,
Uma rosa branca ao peito,
Sapatinhos de verniz,
Serei um noivo perfeito!
Se a vida passa depressa
Porque havemos de esperar?
Disse o rato convencido
A depressa se casar.
E lá deram o copo-de-água
Na caneiro da cidade:
Dizem que foram felizes
Mas não sei se é verdade.
 
ARAÚJO, M. (1993). Problemas. Lisboa: Vega

Adoro esta história e os meninos também:)

Sem comentários: