segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Origem e Símbolos do Dia dos Namorados



Quando andava nas minhas pesquisas sobre este dia encontrei um documento sobre a origem e sobre os simbolos desta data.

Eu, se comemorar esta data como "Dia dos Namorados", irei partilhá-la com o meu grupo de estágio!



Origem de São Valentim

Os historiados não chegaram a nenhum acordo sobre a origem do dia de S. Valentim. A maioria acredita que esteja associada às festas anuais dos romanos em honra do deus Lupercus, deus dos rebanhos e dos pastores, celebradas no dia 15 de Fevereiro. As festas marcavam o dia da Primavera, na antiga Roma. Por esta ocasião, organizava-se uma espécie de lotaria do amor, que consistia em sortear nomes de raparigas e rapazes, de forma a constituírem-se pares que deveriam sair juntos durante um ano!

A maior parte dos rituais ligados a este dia desapareceu. Antigamente, os apaixonados faziam eles próprios o seu “postal” e compunham uma declaração de amor, sempre no anonimato. Na Idade Média, chamava-se “Valentim” ao cavaleiro que cada jovem escolhia como par para acompanhá-la durante as saídas. E o cavaleiro devia oferecer-lhe uma prenda.

Era também no dia 14 de Fevereiro que as raparigas tentavam adivinhar como seria o seu futuro marido. Para isso, observavam os pássaros: se vissem um pintarroxo, casariam com um marinheiro, um pardal significava um casamento feliz, mas com um homem pobre, enquanto que um pintassilgo indiciava um casamento com um homem rico.



Símbolos


CUPIDO
Na mitologia romana, Cupido (do latim “Cupidus”, que significa desejo) é o deus do Amor. Filho de Vénus, deusa do Amor e da Beleza, corresponde ao deus Eros da mitologia grega. Este jovem deus estava apaixonado pela bela Psyché…

Hoje em dia, Cupido é representado por uma criança nua, por vezes alada, munida de um arco e de flechas. Conta-se que se uma das suas flechas com ponta em prata nos atingir, apaixonamo-nos loucamente pela primeira pessoa que encontrarmos.

Muitas vezes, tem os olhos vendados, traduzindo a cegueira do amor.



OS CORAÇÕES
Os corações vermelhos simbolizam o amor fiel desde a antiguidade. O coração é há muito relacionado com os sentimentos amorosos.




Beijokas
Rita

Sem comentários: