quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Nariz do Palhaço




Deixo-vos aqui uma história que encontrei e decidi adaptá-la para contar aos "meus" meninos.



O Nariz do Palhaço Trapalhão

Era uma vez um Palhaço, o Palhaço Trapalhão! Era o melhor Palhaço do mundo e o preferido das crianças. Todas o adoravam, quando o viam desatavam logo às gargalhada.
Todos os meninos gostavam muito do circo, gostavam muito dos malabaristas, dos mágicos, dos animais do circo, mas o mais famoso, era o Palhaço Trapalhão.
Mas, o que ninguém sabia era que o Trapalhão era um velhinho muito, muito triste, porque não gostava do seu nariz. Ele achava-o muito feio. Então ele dizia sempre:
-Se as crianças me vissem sem a cara pintada e sem esta máscara iam achar-me horrível com este nariz e nunca mais iam gostar de mim!
Ele sofria tanto por não gostar do seu nariz. Até que um dia lhe apareceu uma Fada que decidiu ajudá-lo:
- Vou-te levar até ao Planeta dos Narizes e, aí vais poder escolher um nariz novo, que te deixe mais feliz.
O Palhaço ficou tão animado com a ideia que só queria que o dia de ir ao Planeta dos Narizes chegasse.
Até que chegou o dia!!! Lá voaram para o espaço, por cima das nuvens, por entre as estrelas até encontrarem o Planeta dos Narizes. Quando chegaram, o Palhaço nem queria acreditar... Haviam tantos narizes para ele escolher... Grandes, pequenos, bicudos, redondinhos... Ficou muito confuso quando foi para o escolher, porque como haviam tantos que ele não sabia qual havia de escolher.
À frente do espelho, o palhaço experimentou vários narizes, até que encontrou um que achou muito bonito, então disse à Fada:
-É este o nariz que escolho, é mesmo bonito! Os meninos vão adorar! Podemos voltar para a terra e obrigado!
No espectáculo seguinte, o Palhaço achou que estava muito bonito e que todos iam adorar o seu novo nariz. Começou a contar piadas, a fazer as suas gracinhas mas... nenhuma criança se riu, nenhuma lhe achou piada... Quando acabou o Palhaço ficou tão triste. Decidiu, então, ir novamente à procura da Fada.
Pediu-lhe para voltar novamente ao Planeta dos Narizes. A Fada levou-o de volta ao Planeta e enquanto escolhia um novo nariz, reparou que estava lá um que nunca tinha visto antes:
-Ah, que nariz bonito...Não tinha reparado neste quando cá estive... Deste aqui as crianças vão gostar, tenho a certeza!
E voltaram os dois para o circo. Quando o palhaço apareceu, as crianças riram-se muito e todas batiam palmas de felicidade. A alegria tinha voltado ao circo.
O Palhaço estava tão feliz que, depois do espectáculo foi logo a correr à procura da Fada para lhe contar a novidade! Quando finalmente a encontrou contou-lhe o que tinha acontecido e agradeceu-lhe. A Fada, então,disse-lhe:
- Sabes Trapalhão, esse nariz de que as crianças tanto gostaram é o teu nariz, aquele que te deixava triste e que não gostavas...
Muito espantado, o Palhaço, nem queria acreditar... Viu-se melhor ao espelho e acabou por reconhecer que era o nariz que tinha deixado no Planeta dos Narizes! A partir desse dia o Palhaço Trapalhão deixou de ser um velhinho triste e passou a gostar do seu nariz, porque era o seu narizinho que fazia rir os meninos no circo!



Espero que tenham gostado.
Beijinhos
Rita

Sem comentários: