quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que se Pretende Desenvolver nas Diferentes Áreas/Cantinhos da Sala


Olá colegas,

Através de várias pesquisas, artigos e livros que tenho andado a consultar construí uma lista de competências a serem desenvolvidas nas diferentes áreas/cantinhos da sala.

Por isso, achei que seria importante esta partilha, naminha opinião é algo que dá sempre muito jeito como por exemplo, para a parte da Fundamentação Teórica do PCT.


Área da Organização do trabalho (mapas)
- adquirir a noção de tempo;
- aprender a gerir opções e a desenvolver etapas de realização de planos;
- desenvolver o sentido crítico;
- estruturar os seus conhecimentos e adquirir novas competências.


Área dos Livros

- proporcionar momentos de partilha (de livros) quer individualmente, quer em grupo;
- trabalhar o repouso físico e /ou o relaxamento;
- estimular o gosto pela leitura e pelas diferentes formas de comunicação.
- perceber e discriminar: escutar contos, contar histórias; ouvir música;
- desenvolver a capacidade de memorizar e recontar;
- contactar com o código escrito.


Área da Expressão Plástica
- estimular o sentido da curiosidade e a necessidade de experimentação da criança;
- misturar materiais, cores e texturas;
- manusear diferentes materiais;
- cortar, colar, rasgar, dobrar, etc.
- criar e observar as alterações produzidas nos materiais manuseados.


Casinha
- experimentar, actuar, elaborar coisas/situações banais que lhes são familiares, próximas e significativas do seu meio vital: papeis, situações, pessoas e conflitos;
- permitir o trabalho em equipa, o comentário das coisas, valorizar a expressão de sentimentos e ideias;
- dramatizar;
- imaginar;
- usar ferramentas, utensílios, instrumentos de vida diária;
- vivenciar o “fazendo de conta”;


Garagem
- área facilitadora da socialização;
- permite à criança brincar individualmente ou em pares;
- permite à criança deitar-se ou rolar no tapete de chão;
- representar vivências da utilização da via pública;
- percorrer percursos, contornando obstáculos;
- coordenação óculo-manual.


Recreio
- actividade motora por excelência, de socialização e de expressão dramática;
- actividades estruturadas e livres de partilha entre pares ou grupo alargado;
- experiências físicas activas, correr, saltar, baloiçar, esconder, etc.;
- jogos colectivos onde se desenvolvem noções variadas: número, conjunto, espaciais, etc.;


Beijinhos e bom trabalho
Rita

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá...

Dá uma espreitadela no meu blog ;p
www.ocantinhodamimi.blogspot.com

Beijos*