quarta-feira, 22 de julho de 2009

Preparando o Ano Lectivo





Olá colegas,

Como todas nós, calculo eu, já ando a preparar o meu primeiro ano de trabalho e tenho-me dedicado aos fantoches/dedoches em feltro. Aqui fica o meu trabalho, até agora :)

Beijinhos
Rita

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Projecto Curricular de Turma/Grupo

Olá colegas,

Pois é, mais um bocadinho e o ano lectivo está aí à porta, por isso é altura de começar a pensar no projecto. Deixo-vos, aqui, a estrutura de um projecto que eu tive de realizar, este ano, para um trabalho da faculdade.



1.Introdução

2.Caracterização do Meio
2.1 Localização Geográfica
2.2 História da Freguesia
2.3 História do nome da freguesia de Alvalade
2.4 Brasão de Alvalade
2.5 Recursos do Meio

3. Caracterização da Instituição
3.1 Localização e contactos
3.2 Horário
3.3 Regime Jurídico
3.4 Valências
3.5 Espaços
3.6 Recursos Humanos
3.7 Recursos Materiais
3.8 Projecto Educativo de Escola/ Regulamento Interno
3.9 Actividades Extracurriculares

4. Caracterização do Grupo
4.1 Caracterização Geral do Grupo
4.2 Relação Educadora/ Crianças; Criança/ Criança e Educadora/ Auxiliar
4.3 Participação em Actividades e Rotinas
4.4 Dados de Desenvolvimento Psicossociais
4.5 Brincadeiras Preferidas
4.6 Características da faixa etária

5. Fundamentação Teórica

6 Organização do Ambiente Educativo
6.1 A Sala:
6.1.1 Rotinas e Funcionamento da Sala
6.1.2 A Organização do Espaço/ Áreas
6.1.3 Instrumentos de Trabalho
6.1.4 Recursos Humanos
6.1.5 Recursos Materiais
6.1.6 Trabalho com os Pais
6.1.7 Planta da Sala

7. Plano de Actividades/ Calendarização
7.1 Objectivos
7.2 Estratégias
7.3 Temas

8. Divulgação

9. Formas de Avaliação Previstas

10. Bibliografia


Entretanto, esta estrutura poderá ser utilizada para creche ou para Jardim de Infância.
Beijinhos
Rita

domingo, 19 de julho de 2009

Como escolher uma creche...

Olá colegas,

Recebi um comentário de uma visitante da "Terra dos Sonhos" que está grávida e que começa a ficar ansiosa com a escolha da creche para o filho. Pois é, andei em pesquisas e aqui deixo alguns pontos que considero relevantes e da máxima importância.


- Devemos conhecer várias creches para podermos fazer comparações e, assim, escolhermos a que mais nos agradou e inspirou confiança;

- Seja observadora e tente perceber as relações existentes entre a educadora e as crianças;

- É mais fácil se a creche for perto de casa ou do trabalho dos pais;

- O ambiente deverá ser acolhedor, alegre e divertido;

- Os espaços deverão ser amplos;

- Deverá conter um espaço exterior (recreio;

- Deverá de ter em conta se o pessoal lhe inspira confiança e se são simpáticas;

- Deverá conhecer as rotinas das diferentes creches;

- Deverá tentar avaliar se a equipa é suficiente para o número de crianças que a creche contém;

- Deverá verificar se o pessoal (educadoras/auxiliares de acção educativa) é especializado;

- Deverá pedir para consultar o Projecto Educativo de Escola (P.E.E) pois aí, é onde estão expressos os princípios e valores orientadores da Instituição;



Aqui ficam alguns pontos que considero importantes mas, depois de escolherem a creche o mais importantes é que se sintam confiantes com a vossa escolha.

Espero ter ajudado Genis e obrigada pela visita, no que puder ajudar, aqui estarei.


Beijinhos para todos
Rita

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Objectivos Gerais Para Creche


Olá colegas,

Pois é, já ando a preparar o próximo ano lectivo e, como já referi aqui, irei, em princípio ficar com um grupinho de 1/2 aninhos. Por isso, tenho andado em muitas leituras e muitas pesquisas e conclui que, na minha opinião, estes são alguns dos objectivos gerais mais importantes a desenvolver em creche com estas faixas etárias.

- Promover a integração e adaptação da criança;

- Criar laços afectivos com a criança;

- Respeitar a individualidade e o ritmo de cada um;

- Promover a interacção escola/família;

- Ajudar a criança a tomar consciência de si própria;

- Promover a socialização;

- Promover a autonomia da criança;

Aceito mais alguns objectivos gerais para juntar à minha lista:)
Beijinhos a todos
Rita

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Características de Desenvolvimento de Crianças em Idade de Jardim de Infância



3 a 4 Anos


Acções que realiza:
- Consegue vestir-se e despir-se sozinha
- Nesta fase já consegue segurar num lápis na posição correta.
- Consegue pedalar.


Como reage:
- Brinca com as outras crianças.
- Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que a rodeiam, por exemplo, se perceber que o pai está triste.


Como comunica:
- Conta acontecimentos do quotidiano.
- Compreende a existência de regras gramaticais e tenta usá-las.
- É comum a troca do '"r" pelo "l", a qual acaba por volta dos 3 anos e 6 meses.
- Compreende os conceitos de igual e diferente.
- É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
- É capaz de fazer o reconto de histórias.



4 a 5 Anos


Acções que realiza:
- Consegue usar a tesoura, corta papel.
- Tem um maior domínio no uso dos talheres.
- Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento.

Como reage:
- Sociável com as outras crianças.
- Sente-se crescido quando está com crianças mais pequenas.
- Sente vontade de tomar as suas próprias decisões.


Como comunica:
- É capaz de expressar os seus sentimentos e de empregar verbos como “pensar” e “lembrar”.
- É capaz de falar de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as frases, como por exemplo: “e então”, “porque”, “mas”, etc.
- Gosta de inventar e contar as próprias histórias.
- Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.

Características de Desenvolvimento de Crianças em Idade de Creche



1 a 2 Anos


Acções que Realiza:
- Anda sem apoio.
- Com 1 ano e 6 meses pode começar a correr, a subir a móveis e a ficar em pontas de pés.
- É capaz de virar páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo).
- Gosta de rabiscar no papel.
- Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo.


Como Reage:
- Mostra sentido de humor.
- Nesta fase, o bebé ainda não compreende as regras, contudo chora quando ralhamos com ele e sorri quando é o centro das atenções ou quando é elogiado.
- Quando fica zangado, pode atirar objectos ou brinquedos.
- É possessivo e egocêntrico. Não gosta de partilhar brinquedos com as outras crianças.


Como comunica:
- Reconhece o próprio nome.
- A partir dos 18 meses começa a construir frases simples.
- Esta é a fase das perguntas: “que é isso?”
- Usa o próprio nome.
- Reconhece as partes do seu corpo e de outras pessoas.
- Presta atenção a pequenas histórias



2 a 3 Anos


Acções que realiza:
- Tira os sapatos.
- É capaz de chutar uma bola sem perder o equilíbrio.
- Gosta de dançar e consegue acompanhar o ritmo da música com palmas.
- Nesta fase a criança está pronta para largar as fraldas.


Como reage:
- Gosta de testar a autoridade.
- Tenta impor as suas vontades.
- Prefere companhia para brincar.
- Começa a gostar de se sentir responsável (por ex: de fazer favores)


Como comunica:
- As frases vão aumentando e começa a surgir o plural.
- As crianças nesta fase tem uma óptima compreensão e entendem tudo que é dito.
- Pergunta: "Onde?", "O quê?", "Como?".
- Fala de si mesma na 3ª pessoa.

sábado, 4 de julho de 2009

Férias bem merecidas!


Olá colegas,

Comecei hoje umas tão merecidas férias, vou aproveitar para descansar para em Setembro começar em grande, com todas as forças, para poder dar tudo aos meus pequeninos:)

Por isso colegas, é provável que durante algum tempo não venha cá postar nada, mas fica aqui o meu voto de boas férias para todos os que visitam a "Terra dos Sonhos".

Beijinhos
Rita